6 de maio de 2010

AÇÚCAR AFETA NÍVEL DE COLESTEROL RUIM




Pessoas que comem e bebem grandes quantidades de açúcar possuem níveis mais baixos de colesterol bom e níveis mais altos de triglicérides prejudiciais do que as pessoas que adotam dietas pobres nesse tipo de adoçante, afirma um novo estudo.

Os pesquisadores coletaram dados de 6.113 adultos da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, que foram solicitados a relembrar sua ingestão alimentar durante um período de 24 horas, então foram agrupados de acordo com seu consumo de açúcar adicionado, incluindo beterraba refinada ou cana de açúcar e xarope de milho com alto teor de frutose. Amostras de sangue foram analisadas para triglicérides e ambos os tipos de colesterol – o bom, HDL, e o ruim, LDL.


Na média, 15,8% das calorias dos participantes vieram de açúcar. Quando o número era de 25% ou mais, o colesterol bom ficava em média em 47,7mg/dL, e os níveis de triglicérides ficavam em 114mg. Em contraste, as pessoas que consumiam menos de 5% de suas calorias de açúcar tiveram níveis maiores de colesterol bom, com uma média de 58,7mg, e níveis menores de triglicérides prejudiciais (105mg).

Jean A. Welsh, pesquisador da Emory University, em Atlanta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário